09/06/2022 às 19:34

#DeEstagiarioparaEstagiario

1
2min de leitura

(Criei essa serie de textos para o LinkedIn em 2020. Estávamos já há alguns meses em casa por conta da pandemia e eu via alguns amigos um tanto desesperados com o momento. Como eu também passei por um período de muita espera e frustrações quando se tratava de estágios, decidi compartilhar um pouco ao que me ajudou a me preparar e me fortalecer durante o momento de espera...)

Eis que um dia, alguns meses atrás, estava conversando com minha prima sobre a vida de estagiária. Ela, terceiro ano do ensino médio, indo de encontro com o vestibular e a universidade, tinha acabado de fazer uma prova para entrar como estagiária de nível médio em um órgão publico. Eu, sétimo semestre, indo para as portas do mercado de trabalho, estava começado minha terceira experiência de estágio. As duas em ciclos finais tão parecidos e ao mesmo tempo, completamente diferentes.

  Naquele dia fiquei pensando como gostaria que alguém tivesse falado sobre tudo o que havíamos conversado antes de ter começado a experiência de estagiária.... Não que eu tenha dado azar, fui (sou) muito privilegiada pelos lugares que tenho passado, mas é que estágio é muito mais que uma primeira experiência profissional, estágio é também um processo de descobertas, cheio de altos e baixos, e de aprendizados que na maioria das vezes, ultrapassam as fronteiras do profissional. 

  Foi a partir de uma conversa que nasceu o #DeEstagiarioParaEstagiario (como eu vou chamar essa serie de textos aqui no LinkedIn), e é quase que continuando esse papo, que vou pedir licença as empresas que aqui se encontram, para do jeitinho mais acessível (e aqui lê-se universitário) possível, nesse meu (talvez) último ano como estagiária, falar sobre os aprendizados da vida antes do estágio, como estagiária, e quem sabe por onde mais a vida nos levar. 

 Então vamos lá, meu nome é Tamile, tenho 23 anos e sou estudante do sétimo período de jornalismo. Já fui a garota que passou em um concurso de reportagens da Globo no início do curso e também já fui a garota que não passava em nenhuma seleção de estágio. Já trabalhei em órgão público, empresa privada e também tive oportunidade de um estágio em terras estrangeiras. Quero falar sobre a frustração do período em que fiz 58934758 entrevistas sem nenhuma aprovação, das vezes que fiz besteira, das vezes que acertei, de tudo que foi bom aprender antes de começar a trabalhar e o que mais vier na telha. 

Mas também quero ouvir. Quero ouvir empresas, especialistas, e você estudante que se encontra no mesmo barco que eu mas que talvez tenha uma experiência completamente diferente. 

Bora conversar? <3

(Foto: Pixabay)


09 Jun 2022

#DeEstagiarioparaEstagiario

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

estágio trabalho universidade vidaprofissional vidauniversitaria

Quem viu também curtiu

09 de Jun de 2022

Quando a oportunidade demora (Um afago pra quem ainda não teve sua chance)

09 de Jun de 2022

Sem estágio? Cinco coisas que todo estudante pode fazer antes de começar a trabalhar

09 de Jun de 2022

O dia em que senti saudade do café de R$1,50 da máquina da faculdade