09/06/2022 às 20:42 #DeEstagiarioparaEstagiario

Sem estágio? Cinco coisas que todo estudante pode fazer antes de começar a trabalhar

1
4min de leitura

(Mas que ainda dá tempo de fazer depois que começou)

   Não consigo imaginar como está sendo lidar com esse momento meio inerte do mercado de trabalho. Se já é um tanto desafiante para quem já se encontra nele, imagino que ainda mais para quem está apenas começando, e quero antes de tudo deixar BEM claro que ninguém sabe lidar direito com uma pandemia (por aqui estamos vivendo entre dias mais tranquilos, onde consigo ser um pouco mais produtiva e dias em que o desanimo é tanto que a vontade é de se esconder em baixo da cama), mas que tal nos dias mais animados aproveitar para fazer algumas coisinhas? 

  E eu sei que parece bobeira, mas se a vida universitária já é corrida, quando o estágio entra no jogo a coisa fica ainda mais louca. Pensando nisso que resolvi separar 5 coisas que fiz (ou deveria ter feito) enquanto o estágio não chegava...


1.    Aprenda a lidar com dinheiro 

Sei que não é a realidade da maioria dos jovens brasileiros o estágio ser o primeiro trabalho (também não foi a minha), mas aprender a lidar com dinheiro antes de começar a trabalhar é algo que deveria ser básico. 

Somos jovens e a vontade de sair torrando a grana em lanches e “brusinhas” é grande, especialmente se existe o privilégio dessa grana ser exclusivamente sua e não tiver a necessidade de trazer ajuda pra casa. 

  Mas lembre-se que esse dinheiro pode ser o primeiro passo pra realização de muitos sonhos e de grandes investimentos pra você, seja com uma viagem legal, um curso mais caro ou a paz e a segurança de ter uma reserva e alguns meses mais tranquilos quando uma pandemia se instala no mundo...

   Além do mais, aprender finanças hoje em dia não precisa mais ser uma coisa maçante. seja por meio de vídeos no youtube ou em posts no Instagram, são diversos os canais que falam de dinheiro de forma simples e dinâmica, aprenda! 

2.    Aproveite pra fazer aqueles projetos que você tem vontade de fazer. 

Como já falei acima, se o tempo na vida universitária já é corrida, o tempo na vida universitária quando estagiando é ainda mais apertado. Então aproveite pra fazer aqueles projetos que você tem muita vontade de fazer e sabe que vão exigir mais tempo de você. 

Durante meu período sem estágio, fiz as reportagens que queria, sai em expedições fotográficas, fiz todos os cursos gratuitos que me apareceram... Sei que nesse momento os movimentos precisam ser limitados, mas ao mesmo tempo nunca houve tanta informação disponível de forma gratuita. 

  Talvez seja legal para aproveitar e ler sobre aquele tema que te interessa, aprender a se virar na cozinha, ou simplesmente descobrir aquele software que pode te ajudar no trabalho. 




3.    Trate seus trabalhos da faculdade como possibilidades! 

Falar  da minha turma da faculdade pra mim é motivo de muito orgulho e considero isso um super privilégio porque se tem uma coisa que fazemos é nos jogar com tudo nos trabalhos, as recompensas tem vindo! 

 Desde o primeiro semestre, trate seus trabalhos como se fossem trabalhos que uma empresa te deu pra executar, desenvolva como se você estivesse sendo remunerado pra faze-los, leve a sério! Eles podem te servir como portfolio e também abrir um mundo de oportunidades!

 Foi meu primeiro trabalho audiovisual na faculdade que me mostrou que eu queria ser documentarista e,  embora não tenha sido o projeto final, foi ele que abriu a primeira porta pra que eu fosse uma dos 20 finalistas do #globolab, programa que leva estudantes de jornalismo pra passar uma semana em São Paulo com feras como Caco Barcellos e Eliane Scardovelli em 2018. 


4.    Aproveite as oportunidades que aparecerem pra você! 

As experiências fora da nossa área de habilidades e anseios também podem ensinar muito. Aproveite enquanto você tem tempo pra se envolver com o mundo ao seu redor, muitas oportunidades profissionais que me aconteceram, vieram de atividades completamente diferentes. Foi topando trabalhar com as crianças da minha igreja que meses depois, me chamaram pra dar aula (remunerada!) de banca de inglês e espanhol para crianças do ensino médio e fundamental.

 A experiência com as crianças e fazer salgado pra vender e pagar uma viagem que eu queria muito, me fez conhecer a pessoa que me levou ao meu primeiro emprego CLT como professora de cozinha vegetariana, e foi esse emprego, totalmente longe do jornalismo, que mais desenvolvi a habilidade de falar em público. 

Foi topando trabalhar como voluntaria, ajudando turistas em um evento que acabei tendo uma foto minha publicada pela ONU. 

 O momento agora é de solidariedade, use seus dons pra ajudar no local e situação que você se encontra, pode ser desde se voluntariar em algum projeto que possa ajudar de casa, ou criar algum conteúdo legal para fazer as pessoas rirem.  

(Se quiserem posso trazer algumas sugestões em um post futuro!) 

5.    Aprenda a trabalhar em equipe (com sanidade mental!)  

Na faculdade (e no estágio) você vai encontrar desde sua alma gêmea até o seu extremo oposto, e aprender a trabalhar com a galera em harmonia vai te ajudar muito não só como profissional, mas como ser-humano. 

 Tenha conversas difíceis (mesmo que via WhatsApp), aprenda a escutar seus colegas, se ofereça pra ajudar, mas também aprenda a falar dos seus anseios, dificuldades e dúvidas. Seja líder de um trabalho em grupo, mas também aprenda a delegar e a cumprir funções que te forem determinadas. 

 Lembre-se que nada se constrói sozinho e em qualquer ambiente, seja de faculdade ou no trabalho, as conversas difíceis são necessárias, mas a minha experiência diz que 90% das vezes elas podem trazer mudanças positivas. 

09 Jun 2022

Sem estágio? Cinco coisas que todo estudante pode fazer antes de começar a trabalhar

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

09 de Jun de 2022

Quando a oportunidade demora (Um afago pra quem ainda não teve sua chance)

09 de Jun de 2022

#DeEstagiarioParaEstagiario: Três momentos em que quase deixei uma oportunidade passar (e não deveria...)

09 de Jun de 2022

#DeEstagiarioparaEstagiario